quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A Água, Sua atuação energética e os fatores dos Orixás(Parte 02)

Mês passado, começamos a falar sobre as diferentes essências da água, suas aplicações terapêuticas e sua relação com os fatores divinos de nossos pais e mães Orixás. Já falamos sobre sete formas de expressão da água na Natureza e agora trazemos os outros sete tipos, que observei e classifiquei em anos de estudo como terapeuta e umbandista.

1- Água do Mar: água que está em sua origem, sai dali pela evaporação, mas um dia acaba voltando pela chuva ou pelos rios. Para pessoas que nunca se encontram. Faz a pessoa manifestar sua verdadeira essência. Aos que precisam voltar para a sua origem, redescobrir o caminho de casa, e sentem dificuldade. Auxilia a pessoa a entrar em contato com ela mesma. Trabalha com os fatores: gerador (dar origem, existência, produzir), ancorador (ancorar-se, basear), fluidificador (diluir-se), alagador (inundar), aguador (regar), entre outros, associados à Orixá Iemanjá.

2- Água do Orvalho: água invisível que, em condições muito específicas, quando o Sol aparece no amanhecer, se faz gota de cristal líquido brilhando ao Sol. Água que faz transmutação pessoal e faz a essência mais interna e imperceptível vir à luz e brilhar com sucesso. Auxilia na ampliação da consciência. Trabalha com os fatores: renovador (modificar para melhor), refazedor (restaurar, corrigir), irizador abrilhantador, matizador), diluidor (dissolver), dissolvedor (derreter, anular), entre outros, associados ao Orixá Oxumaré.

3- Água da Seiva:água que foi enriquecida e transformada pela fotossíntese para servir de alimento aos seres vivos. Água que alimenta a vida. Alimenta os corpos, os chakras, repõe a vitalidade. Para aqueles que se encontram cansados de viver, que encaram a vida como um peso, aos que estão sem forças para continuar lutando. Esta água traz energia e disposição. É uma vitamina energética, que auxilia na recuperação de pessoas debilitadas energeticamente, depressivas ou traumatizadas. Utiliza-se dos fatores: habilitador (tornar apto, capaz), enfolhador (revestir-se de folhas), engalhador (prender-se e ligar-se aos galhos), enxertador inserir, introduzir), canalizador (encaminhar), entre outros, associados ao Orixá Oxóssi.

4- Água da Búlica (Poça): água que se junta numa depressão e fica parada. Reflete a imagem do sol como num espelho. Água que faz enxergar quem se é de verdade. Faz se olhar no espelho. Para pessoas que precisam enxergar as coisas como elas se apresentam no momento, quem elas são verdadeiramente, retirando máscaras, bloqueios e resistências para que isso aconteça. Manifesta-se através dos fatores: racionalizador (tornar racional, reflexível), refletidor (fazer refletir), condensador (tornar denso, resumir), adensador (condensar), fixador (estabelecer, firmar), entre outros, associados à Orixá Obá.

5- Água do Brejo: água que encharca o solo fazendo brotar plantas especiais propiciando morada e refúgio para animais raros e importantes. Faz brotar sentimentos especiais e raros, sentimentos que estão bloqueados ou endurecidos. Faz uma limpeza no corpo emocional, trazendo para a consciência aquilo que ainda precisa ser trabalhado. Trabalha com os fatores: Abrejador (converter em brejo), decantador purificar), encharcador (alagar), aquietador (tranquilizar, apaziguar), açudador (represar), arregador (cobrir de água), entre outros, associados à Orixá Nanã.

6- Água da Enxurrada: água que nos momentos de chuva e não mais, corre em direção a um rio ou riacho, limpando o caminho, levando o lixo e o entulho que está pela frente. Ela limpa e retira os obstáculos que estão impedindo o caminho pessoal. Dá força para a pessoa se desfazer daquilo que não serve mais: padrões emocionais, mentais, atitudes, pessoas, vícios, etc. Atua através dos fatores: consumidor (gastar, destruir, extinguir), apurador (purificar, selecionar), aquecedor (entusiasmar, excitar), incendedor (inflamar, fazer arder), entre outros, associados à Orixá Egunitá.

7- Água Purificada: água que o homem poluiu e ele mesmo teve que limpar para poder utilizá-la. Água que desintoxica o organismo. Para quem está com o corpo saturado ou carrega culpas por atitudes do passado e querem se libertar. Para pensamentos e sentimentos que precisam ser eliminados. Trabalha com os fatores: transmutador (transformar, converter), alterador (mudar, modificar), evoluidor (evolucionar), flexibilizador (tornar flexível), entre outros, associados ao Orixá Obaluayê.


Deuse Mantovani
Terapeuta Naturopata, Pós-Graduada em Terapias Vibracionais e Sacerdote de Umbanda.